Atividades

Metodologia

Portfolio Item 1Educação Interdimensional Sistematizada pelo Programa Crescer do Instituto Hedging Griffo, esta metodologia visa a realização de ações educativas que possibilitam a criação de oportunidades e condições que favorecem o desenvolvimento do educando em suas quatro dimensões: – O LOGOS, a dimensão do pensamento, do conceito ordenador e dominador da realidade pela razão, a ciência e a técnica; – O PATHOS, a dimensão do sentimento, da afetividade, geradora da simpatia, da antipatia e da apatia na relação do homem consigo mesmo e com os outros; – O EROS, a dimensão do desejo, das pulsões, dos impulsos, da corporeidade, das emanações vitais básicas; – O MYTHUS, a dimensão da relação do homem com o mistério da vida e da morte, do bem e do mal. Terapia Floral (essências florais extraídas das flores) Criada pelo médico Edward Bach, em 1938, na Inglaterra. Harmonizadora, a terapia contribui para o equilíbrio do ser humano e tem como foco a visão integral do ser, compreendendo seus aspectos físico, mental, emocional e espiritual (o atendimento é realizado por terapeutas florais voluntários). Valores humanos e cultura da paz Centro de sua metodologia e de todos os conteúdos contempla os princípios de amor, fraternidade, verdade e responsabilidade, focados nos valores humanos, seguindo pressupostos da UNESCO e a metodologia da ONG Vivendo Valores. Pedagogia da autonomia (Paulo Freire) Entende a educação como forma de construção da autonomia do educando, um processo transformador e libertador, dialógico, horizontal, político e constantemente inacabado. Metas do Milênio Traçadas pela Organização das Nações Unidas (2000) e que reúnem oito grandes objetivos a serem atingidos pelos países até 2015, por meio de ações concretas dos governos e da sociedade, sendo: acabar com a fome e a miséria, promover educação básica de qualidade para todos, promover a igualdade entre sexos e a valorização da mulher, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a Aids, a malária e outras doenças; promover.


 

Oficinas Recreativas

Portfolio Item 2Destinada a Faixa etária de 6 a 13 anos, divididas em três turmas: “Eu e o Mundo” (6 a 7 anos) “Nós e o Mundo” (8 a 10 anos) “Construção do Mundo” (11 a 13 anos) São oferecidas oficinas de Valores humanos, educação ambiental, cidadania, sexualidade, jogos, brincadeiras, mediações de leitura, esportes, teatro, arte, comunicação oral e escrita, complementados com música e informática. As atividades são desenvolvidas considerando o desenvolvimento psicossocial dos educandos. O Foco nos Valores Humanos seguindo a metodologia do IVV – Instituto Vivendo Valores e nas Metas do Milênio , traçadas pela Organização das Nações Unidas (2000) e que reúnem oito grandes objetivos a serem atingidos pelos países até 2015, por meio de ações concretas dos governos e da sociedade, sendo: acabar com a fome e a miséria, promover educação básica de qualidade para todos, promover a igualdade entre sexos e a valorização da mulher, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a Aids, a malária e outras doenças; promover a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente, e ter toda a população trabalhando pelo desenvolvimento. Objetivo Geral Contribuir para o desenvolvimento integral e ampliação de horizontes culturais de crianças e adolescentes de 6 a 13 anos, promovendo a autonomia, construção da alteridade e iniciação de uma postura crítica e consciente quanto à sua participação na construção do mundo. Beneficiados: 80 crianças e adolescentes.


 

Oficinas Educativas

Portfolio Item 3Oficinas Educativas e Produtivas – Reciclando para a Vida Contam com o apoio de Terre des Hommes (TDH) e Instituto Unibanco. Faixa etária: 14 a 17 anos Com duração de 1 ano Os educandos participam de aulas de serigrafia, pintura em seda, papel reciclado, orientação profissional, cidadania informática, expressão corporal e passeios culturais. As atividades técnicas são realizadas em uma oficina escola totalmente adaptada para esse fim, possibilitando a vivência de uma rotina de trabalho em preparação para a inserção no mercado de trabalho ou para o trabalho em um negócio próprio. Beneficiados: 40 adolescentes.


 

Aprendizes

Portfolio Item 4TIC´s e Mercado de Trabalho Faixa etária: 16 a 21 anos Duração: 6 meses Em grupos de no máximo 20 educandos, os jovens têm aulas de cidadania, formação ética, práticas administrativas, tecnologia da informática, inglês, e são encaminhados para o mundo do trabalho. O aprendiz contratado desenvolve atividades práticas trabalhando nas empresas 4 dias por semana (6 horas por dia) e retorna em 1 dia da semana à instituição para as atividades teóricas (8 horas). A contratação de jovens aprendizes é garantida pela lei 10097 e o Gotas de Flor é uma das organizações sociais credenciadas pelo CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) e MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) para a formação e acompanhamento de jovens sob o Programa Aprendizes. Beneficiados: 20 jovens por semestre.


 

Gotas Conhecimento

Portfolio Item 5Biblioteca Monteiro Lobato Atuamos através da mediação de leitura com educandos e a comunidade, de segunda a sexta-feira, na Biblioteca Monteiro Lobato (8000 volumes) na sede da entidade. As sessões de leitura e contação de histórias fazem parte da grade de atividades, e é programada de acordo com os temas trabalhados nos projetos de cada turma. Ônibus do Conhecimento Aos sábados o Ônibus do Conhecimento do Gotas (3000 volumes) atua como biblioteca itinerante na Praça Friedrich Nauman, em frente à Favela do Piolho (ou em outros espaços, com agendamento prévio). As atividades incluem contação de histórias, leituras e atividades lúdicas e atraem um público que se estende aos familiares dos educandos e membros da comunidade e da vizinhança. Os livros são emprestados mediante cadastramento, podendo ser levados para casa. Contadores de historia, grupos de teatro, de dança, se apresentam junto ao ônibus. Em 2011 o Ônibus contou com apoio da Embaquim, Cutrale, Citiresperança, Viação Santa Cruz, e do Sr Gavazzi. Em 2012, mantém o apoio da Embaquim e da Viação Santa Cruz, somado ao novo parceiro Instituto HSBC Solidariedade. Além do desenvolvimento e manutenção dos espaços o programa prevê formação de mediadores e a atualização contínua do acervo e espaço de forma a atender aos interesses dos diferentes públicos. Mantemos também a atividade Bate Papo com o Autor, trazendo pelo menos um autor por ano, para contar sua historia e apresentar seu livro aos jovens da entidade, Em 2010 trouxemos o autor Paulo Maia, contando sua historia da travessia do Canal da Mancha, em 2011 o autor Claudio Ayabe, esteve apresentando seu livro Gambaru, contando como utilizar o código de honra dos samurais. Prazer em Ver Filmes especialmente escolhidos são apresentados uma vez por mês para a comunidade, na quadra do Gotas, planejado e organizado por jovens educandos da entidade. Seguindo-se à exibição há uma discussão do tema tratado e troca de ideias sobre a relação com a vida real. Em 2011 tivemos o apoio da AES Eletropaulo, através da sua funcionária Marinildes Amorim de Queiroz e suas amigas voluntárias.


 

Florais

Portfolio Item 6Terapia Floral é uma abordagem terapêutica que utiliza Essências Florais. Denomina-se Essências Florais um preparado natural e artesanal, que age como princípio catalisador que ativa processos de expansão e transformação da consciência, despertando talentos, virtudes e potenciais latentes, favorecendo e possibilitando a restauração da paz, harmonia e equilíbrio do ser. Fundamentada no trabalho do Dr Edward Bach, medico inglês, que por volta de 1930 cria o sistema Bach de Florais, que trabalha com o tratamento da pessoa e não da doença, trabalhando as tendências emocionais desequilibradas no Ser. Por sua natureza não física, as Essências Florais não têm impactos diretos sobre a bioquímica do corpo. Elas não são medicamentos homeopáticos ou alopáticos e, portanto, não substituem a necessidade de utilização destes e/ou cuidados médicos ou psicológicos. Elas podem atuar simultaneamente com estes meios, sem interferir na ação dos mesmos. O Gotas de Flor nasceu pela terapia floral, em 1992. A terapeuta Denise Robles iniciou a ação voluntaria junto a crianças que vendiam doces nãos faróis de SP. O trabalho cresceu e acabou virando uma entidade social.Hoje atua com a terapia floral junto a todos atendidos da entidade, que queiram fazer parte do tratamento. São atendidos por terapeutas florais especializados em diferentes sistemas, coordenados pela voluntária Silvia Maria Ribeiro. Recebemos a doação dos florais das essências FES (California), Holanda, Healing Florais, Pacifico, Filhas de Gaia, Saint Germain, Florais do Nordeste, Florais da Mata Atlântica.A farmácia Sensitiva nos doa os vidros para colocação dos florais. Conheçam mais sobre Florais pelos sites www.healingflorais.com.br e www.essenciasflorais.com.br, apoiadores do Gotas de Flor.


 

Esporte, Cultura e Lazer

Portfolio Item 7Faixa Etária – 6 a 16 anos Duração – 1 ano Meta: Promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, por meio do esporte, cultura e lazer, visando o crescimento pessoal e social. O projeto é desenvolvido através de esporte, lazer, arte, música (coral, percussão e violão), dança, teatro e T.I.C. (tecnologia da informação e comunicação), incorporados às 4 horas diárias de atividades das Oficinas Recreativas e Educativas (ver ATIVIDADES). Beneficiados: 120 crianças e adolescentes.

 


 

Abrigo Anália Franco

Portfolio Item 8

Moram no Abrigo Anália Franco 22 crianças e adolescentes de zero a 17 anos e 11 meses, encaminhados pela Vara da Infância e Adolescência em consequência de abandono, abuso ou maus tratos. Inaugurado em outubro de 2000 em parceria com a Prefeitura de São Paulo, o Abrigo está instalado em uma ampla casa, alugada pela PMSP, contendo 3 salas, brinquedoteca, biblioteca, consultório médico, 4 quartos com closet, refeitório, cozinha, despensa e 7 banheiros. Mantemos este espaço como um lar. Um grande lar com 22 pessoas com histórias diferentes, difíceis e sofridas, mas com grandes possibilidades de superação e realização, recebendo um encaminhamento carinhoso para uma vida produtiva e bem sucedida. Rodas de conversa, dinâmicas de grupo, são atividades que fazem parte do dia a dia dos abrigados. Participações em exposições culturais, cinemas e teatro, completam as ações que promovem uma ampliação de horizontes e uma vida mais feliz e digna para cada um. O encaminhamento para a reintegração familiar, metodologia do Gotas hoje estipulado por lei, é trabalhado cuidadosamente com preparação e acompanhamento da Orientadora Familiar, da Psicóloga e da Assistente Social do Abrigo.